Trabalho de equipa ou "TeamWork" para quem gostar de estrangeirismos, um dia falo desse assunto (estrangeirismos), hoje vou escrever sobre trabalho de equipa, pois esta semana vi a empresa a funcionar assim e o ritmo é outro.
Os trabalhos/projectos hoje em dia não permitem um divisão simples de tarefas que permita às pessoas trabalharem sozinhas e no final unir as peças e dar o trabalho/projecto como efectuado.
O trabalho de muitas empresas está
dependente do conhecimento dos vários intervenientes e cresce
à medida das colaborações/contributos de cada
interveniente.
Falo por experiência própria pois, quando tudo funciona como uma equipa aqui na empresa há maior motivação nas metas atingir, e maior aproveitamento das capacidades de cada um (transversal aos departamentos). Isto tudo implica uma descentralização do poder atribuindo maior responsabilidade individual a cada um, motivando ao mesmo tempo a equipa e o individuo.
No final temos maior rapidez e maior produtividade que é o que preciso nas nossas empresas. O maior erro é que muitas vezes o objectivo do projecto/trabalho não é claro, há falta de confiança e motivação no grupo onde também ás vezes reina a desconfiança e o pessimismo.
O trabalho em equipa também traz riscos um mau membro pode destabilizar a equipa, criar conflitos diminuindo a produtividade do grupo mas uma equipa não é permanente, é preciso trabalhá-la e afiná-la.
Este assunto dava pano para mangas vou ficar por aqui com esta afirmação: Isto também se aplica fora do mundo empresarial.
Sem comentários:
Enviar um comentário