Depois de anos a utilizar o DataProtector da HP, deparei-me com a uma avaria
na AutoLoader que me impediu de ter acessos ás tapes que lá
permaneciam, quando vi o orçamento da HP para a reparação começei logo a pensar
numa alternativa.
Encontrei o CrashPlan que depois de um mês de
experiência e testes de backup e restore mostrou ser uma ferramenta que servia
as minhas necessidades e com um preço bastante agradável. O preço da reparação
da autoloader era suficiente para 25
anos a usar o crashplan. Tinha toda a informação dos utilizadores num servidor,
remeti para lá um backup das bases de dados de outros servidores e com 7,5€
mensais faço backup de todos os dados da empresa sem limitação em termos de
espaço com reports diários por email. Existe ainda uma plataforma online que
permite gerir tudo sem estar fisicamente no local, o melhor disto tudo é que
este serviço a correr no servidor não alterou em nada a sua performance. Posso
dizer que foi uma das melhores decisões ao nível da administração de sistemas
dos últimos anos.
Pois é ... são as soluções típicas dos dias de hoje. Quer o CrashPlan (que não conheço) quer a HP, têm o mesmo tipo da "Índia" a fazer esse mesmo trabalho. Só que um acha que se pedir 100 vezes mais pelo mesmo trabalho, aos olhos do cliente isso deveria ser entendido como qualidade! Mas não é.
ResponderEliminarEu conheço quem tinha 1 ou 2 pessoas a fazer a gestão de base de dados de sites de clientes, e que os trocou por alguém lá na Índia... o mesmo trabalho feito, 10x mais barato.