quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Windows 8

Estou farto de perguntas sobre o W8, vou deixar aqui a minha opinião para quem quiser consultar, isto depois de alguns testes numa máquina virtual e alguma leitura sobre isso. No fundo é mais um windows que inicia e encerra muito mais rápido é verdade. O interface metro na minha opinião, embora muito mais engraçada e limpa para além das cores que não foram a melhor opção (não sei se dá para alterar) é uma mudança muito grande, tudo para adaptação aos écrans tácteis (tablets). Neste windows dizemos adeus á barra iniciar que é o que orienta muitos utilizadores, vamos perder mais algum tempo para adaptação como aconteceu com o Vista. Eu por mim espero os problemas dos bugs e dos drivers como esperei de todos os windows anteriores. No fundo qualquer que seja o sistema operativo, o utilizador vai passar  a maior parte das horas que está no pc numa janela do office, do browser ou outra aplicação de gestão que utilize, o ambiente de trabalho estará sempre em segundo plano. O que interessa é vender mais software e mais hardware e venha o próximo.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

+ 2 exemplos da biodiversidade do jardim

Ficam aqui mais 2 animais encontrados no jardim, a lagarta de um corno e a aranha gigante, que sobreviveu 15 dias dentro de um frasco e depois voltou ao jardim onde construiu novamente a sua teia.





terça-feira, 11 de setembro de 2012

Visita a Ourense

Com o intuito de visitar as piscinas de água quente de Ourense, rumámos a Espanha, no caminho passámos por Ponte de Lima para o pequeno almoço seguindo para Ponte da Barca e depois até Espanha sempre lado a lado do rio Lima. Não esquecendo uma paragem para ver os espigueiros mesmo antes de entrar em território espanhol, desta vez sem entrar em propriedade privada. Chegados a Ourense procurámos um sitio para um piquenique que traziamos de casa, de seguida fomos um tomar um café. Aí demos logo de caras com a famosa hospitalidade de "nuestros hermanos" que não se dignam a sequer em entender o mais básico do português, temos que falar espanhol ou então nem um café tomamos. Seguiu-se uma voltinha pelo centro, encontrámos logo o local onde iamos pernoitar e o comboio que nos ia levar ás famosas piscinas  ("pozas" como são chamadas lá). De salientar que estavam 30 graus, lá entrámos no comboio  numa viagem de cerca de 90 minutos, vimos as diversas "pozas" não iamos era preparados para o banho que ficou programado para o dia seguinte. No dia seguinte pegamos nos carros e fomos para as "pozas", onde disfrutamos das piscinas de água quente e do rio, ao fim do dia regressámos a casa. Bonita cidade com uma zona ribeirinha espectacular, fica a promessa de voltar.

Os espigueiros

centro histórico de ourense
 
piscinas

piscinas

beira rio junto ás piscinas


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

OCR Online

Precisei de converter um PDF para excel, mas como se tratava de um documento que foi digitalizado para PDF isso não foi possível utilizando as ferramentas disponíveis. Fiz uma pesquisa e encontrei este site : www.onlineocr.net/default.aspx , que cumpriu com a função e converteu as imagens para texto com uma ou outra imperfeição, mas serviu perfeitamente. Permite escolher o formato do output e a linguagem do documento, muito bom para coisas pequenas.

Man versus mole


Tenho aqui reportado a biodiversidade do jardim, pois agora deparo-me com uma toupeira que não pelos vistos não pretende abandonar o local apesar das minhas investidas nesse sentido. Neste momento tenho no jardim um conjunto de galerias de comprimento considerável e pequenos montes de terra aqui e ali, até agora não houve problema com as culturas mas o jardim mais parece uma pradaria. Não tendo a paciência e tempo necessário para fazer o que o meu avô fazia, levantar cedinho, esperar que elas aparecem-se á superfície altura em que a sachola era lançada ao chão e adeus toupeira, tentei tapar os buracos, encher os tuneis com água (e que quantidade), resolvi googlar á procura de uma solução. Entre mitos e mesinhas algumas bastante interessantes vou optar pela solução indicada pelo meu sogro, pequenos bocados de tecido encharcados em creolina e inseridos nos buracos da toupeira. Vamos ver no que dá.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

CrashPlanPRO

Depois de anos a utilizar o DataProtector da HP, deparei-me com a uma avaria na AutoLoader que me impediu de ter acessos ás tapes que lá permaneciam, quando vi o orçamento da HP para a reparação começei logo a pensar numa alternativa.
Encontrei o CrashPlan que depois de um mês de experiência e testes de backup e restore mostrou ser uma ferramenta que servia as minhas necessidades e com um preço bastante agradável. O preço da reparação da autoloader  era suficiente para 25 anos a usar o crashplan. Tinha toda a informação dos utilizadores num servidor, remeti para lá um backup das bases de dados de outros servidores e com 7,5€ mensais faço backup de todos os dados da empresa sem limitação em termos de espaço com reports diários por email. Existe ainda uma plataforma online que permite gerir tudo sem estar fisicamente no local, o melhor disto tudo é que este serviço a correr no servidor não alterou em nada a sua performance. Posso dizer que foi uma das melhores decisões ao nível da administração de sistemas dos últimos anos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ai estão as batatas

Este fim de semana foi feita a colheita. Botas calçadas, chamou a avó e começou a empreitada. A avó ficou com a missão de cavar terra e o Miguel  tinha que apanhar as batatas.
Fica aqui as fotos:






Á noite o Miguel comeu logo uma batatinhas cozidas com ovo.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Trabalho de Equipa

Trabalho de equipa ou "TeamWork" para quem gostar de estrangeirismos, um dia falo desse assunto (estrangeirismos), hoje vou escrever sobre trabalho de equipa, pois esta semana vi a empresa a funcionar assim e o ritmo é outro.
Os trabalhos/projectos hoje em dia não permitem um divisão simples de tarefas que permita às pessoas trabalharem sozinhas e no final unir as peças e dar o trabalho/projecto como efectuado.
 O trabalho de muitas empresas está dependente do conhecimento  dos vários intervenientes e cresce à medida das colaborações/contributos de cada interveniente. 

Falo por experiência própria pois, quando tudo funciona como uma equipa aqui na empresa há maior motivação nas metas atingir, e maior aproveitamento das capacidades de cada um (transversal aos departamentos). Isto tudo implica uma descentralização do poder atribuindo maior responsabilidade individual a cada um, motivando ao mesmo tempo a equipa e o individuo.

No final temos maior rapidez e maior produtividade que é o que preciso nas nossas empresas. O maior erro é que muitas vezes o objectivo do projecto/trabalho não é claro, há falta de confiança e motivação no grupo onde também ás vezes reina a desconfiança e o pessimismo.

O trabalho em equipa também traz riscos um mau membro pode destabilizar a equipa, criar conflitos diminuindo a produtividade do grupo mas uma equipa não é permanente, é preciso trabalhá-la e afiná-la.

Este assunto dava pano para mangas vou ficar por aqui com esta afirmação: Isto também se aplica fora do mundo empresarial.




quinta-feira, 22 de março de 2012

Trabalhinho para a exposição de cruzes

Cá está a cruz, feita apenas com quatro varetas de guarda-chuva e umas rolhas.



terça-feira, 20 de março de 2012

Corrida dia do Pai

E lá fomos nós, estava sempre a receber convites, foi desta. Ficam aqui as fotos.




quinta-feira, 15 de março de 2012

Prenda de anos do Miguel para a avó


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Morre Lentamente de Pablo Neruda

Li este poema do escritor chileno Pablo Neruda, achei espectacular, não sei quando foi escrito mas mexe com a gente, fica aqui partilhado.

Quem morre?

Morre lentamente
quem se transforma em escravo do hábito,
repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca
Não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente
quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente
quem evita uma paixão,
quem prefere o preto no branco
e os pingos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções,
justamente as que resgatam o brilho dos olhos,
sorrisos dos bocejos,
corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente
quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,
quem não se permite pelo menos uma vez na vida,
fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente
quem não viaja,
quem não lê,
quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente
quem destrói o seu amor-próprio,
quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente,
quem passa os dias queixando-se da sua má sorte
ou da chuva incessante.
Morre lentamente,
quem abandona um projeto antes de iniciá-lo,
não pergunta sobre um assunto que desconhece
ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves,
recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior
que o simples fato de respirar. Somente a perseverança fará com que conquistemos
um estágio esplêndido de felicidade.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sempre na cowboyada

Passou-se mais um Carnaval uns a trabalhar e outros na cowboyada, o que há-de ser deste país. Enfim ...

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Segurança na web

Encontrei este link no site do CNPD permite fazer um questionário para testar os nossos conhecimentos e o nosso nível de consciencialização sobre um conjunto de tópicos relativos à forma como utilizamos o computador e os serviços da Internet. Fiz o teste e correu-me bem, deiam uma vista de olhos, é importante. 


Para aprofundarem os conhecimentos consultem o link em baixo:

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

FoxyUtils

Já algum tempo que procurava algo que me permitisse juntar ficheiros PDF, fica aqui o link, para além de juntar PDF´s tem ainda outras funcionalidades que podem dar jeito.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

E porque hoje é dia de reis ...


O rei cá da casa: